Frases

"[...]“Wanya” é um verdadeiro espectáculo visual e a prova cabal do grande talento de um desenhador, Nelson Dias, que infelizmente não deixou muita obra neste campo"
João Miguel Lameiras



domingo, 3 de fevereiro de 2008

Diário Digital

BD «Wanya - Escala em Orongo» reeditada 35 anos depois

«Wanya - Escala em Orongo», uma banda desenhada experimental e vanguardista de Nelson Dias e Augusto Mota lançada pouco antes da revolução de Abril, vai ser reeditada este mês, 35 anos depois da primeira edição.
«Wanya - Escala em Orongo», uma banda desenhada experimental e vanguardista de Nelson Dias e Augusto Mota lançada pouco antes da revolução de Abril, vai ser reeditada este mês, 35 anos depois da primeira edição.
A obra tem desenho de Nelson Dias e texto de Augusto Mota, dois professores que se conheceram numa escola em Leiria e que criaram uma das mais modernas bandas desenhadas portuguesas, cuja personagem principal - Vânia - é uma heroína no planeta Orongo.
«É uma obra de vanguarda do ponto de vista técnico e gráfico, com uma modernidade e um arrojo ético-fantástico que me surpreenderam», disse à agência Lusa o crítico de BD José de Matos-Cruz, que em 1972 publicou algumas pranchas originais de «Wanya» numa fanzine em Coimbra.
«Wanya - escala em Orongo», que é editado este mês pela Gradiva, saiu pela primeira vez em Dezembro de 1973, pela Assírio & Alvim, com uma tiragem de cinco mil exemplares, revelando uma narrativa figurativa pouco usual na banda desenhada da época.
«Rompeu com o padrão de banda desenhada da altura, que era sobretudo para um público infanto-juvenil, e surgiu como uma obra para adultos, com uma heroína que é quase um símbolo da mulher libertadora», explicou José de Matos-Cruz, que assina um dos três prefácios da nova edição.
Esta segunda edição tem um formato quadrado, uma nova capa, que é uma montagem de várias pranchas da história, e inclui prefácios do escritor Rui Zink, de José de Matos-Cruz e do especialista em BD e fanzines Geraldes Lino.
Augusto Mota, actualmente com 73 anos, recordou à agência Lusa que Nelson Dias lhe mostrou inicialmente seis pranchas sem texto, feitas a tinta-da-china, que apresentavam um imaginário novo e diferente.
«Como trabalhávamos juntos, fomos construindo e discutindo a história dia-a-dia e no livro o desenho nem sempre explica as palavras, nem as palavras explicam o desenho», recorda Augusto Mota.
Descrita por Rui Zink como um livro-poema generoso, engenhoso e complexo, a obra «Wanya - escala em Orongo» foi inovadora ainda na temática, cruzando ficção científica e o fantástico com uma mensagem de libertação social do Homem.
A história de «Wanya», que se passa num cenário inóspito, onde a civilização Citânia é vigiada pelas aves-do-desespero, fala da «concretização de um Homem novo e faz por isso uma chamada de atenção à situação político-social da época», disse à Lusa Maria João Franco, viúva de Nelson Dias (falecido em 1993).
Maria João Franco, que serviu ainda de modelo para a imagem de Vânia, explicou que o ilustrador queria sobretudo narrar uma história com imagens.
«Fez os desenhos com tinta-da-china e com uma paciência incalculável, sobretudo nos pormenores e no pontilhismo», disse, referindo a admiração de Nelson Dias por ficção científica e pela banda desenhada franco-belga.
Na altura do lançamento, quatro meses antes do 25 de Abril de 1974, Maria João Franco lembra que «o regime estava podre e que as pessoas estavam ávidas de cultura», pelo que a edição esgotou.
Trinta e cinco anos depois, a segunda edição será uma homenagem póstuma a Nelson Dias, falecido em 1993 aos 53 anos, deixando ainda alguns originais a cores destinados a uma segunda história de «Wanya».
«Wanya - escala em Orongo» será oficialmente apresentado no dia 26 na livraria Trama, em Lisboa, com a presença de Augusto Mota, Maria João Franco, Rui Zink, Geraldes Lino e José de Matos-Cruz.
Nelson Dias, que em 1973 tinha 33 anos, estudou pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto e tem obra representada em várias colecções.
Augusto Mota, que tinha 37 anos quando saiu «Wanya - escala em Orongo», é licenciado em Filologia Germânica e colaborou com texto e ilustração para várias publicações.
«Wanya - escala em Orongo» foi a única obra que ambos lançaram em conjunto.

Diário Digital / Lusa

in http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=314668

Sem comentários: